sábado, 26 de maio de 2012

CINESUL HOMENAGEIA CANTOR E COMPOSITOR E CINEASTA SÉRGIO RICARDO

O Cinesul 2012 – 19° Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo, que acontece no Rio de Janeiro, de 12 a 24 de junho, terá como homenageado o cantor, compositor e cineasta Sérgio Ricardo. João Lutfi, nome de batismo do descendente de família libanesa, completará 80 anos no dia 18/06 e ganhará a exibição do seu premiado curta-metragem Menino da Calça Branca, de 1961, na abertura do festival, que acontece terça, dia 12, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Como cantor e compositor, Sérgio Ricardo possui 16 discos, entre eles “Ponto de Partida”, “Arrebentação” e “Depois do Amor”. Multiatuante, além de compositor, cantor e cineasta, Sérgio é também escritor e pintor. Lançou três livros: “Quem Quebrou meu Violão”, “O Elefante Adormecido” e “Elo: Ela”, e quatro filmes – “Esse Mundo é Meu” (1964), “Juliana do Amor Perdido” (1968) e “A Noite do Espantalho” (1973), além do primeiro “Menino da Calça Branca”. Também participou do Festival de Música Popular Brasileira, com a canção “Beto bom de bola”. E compôs a trilha do filme “Deus e o diabo na terra do sol”, de Glauber Rocha, além de ser responsável por diversas trilhas sonoras para cinema, televisão e teatro.

O Cinesul 2012 será gratuito e terá exibições no Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Correios e Instituto Cervantes. O patrocínio é do Banco do Brasil e dos Correios. Além da exibição de filmes nas mostras competitivas, o Cinesul 2012 terá mostras temáticas como “Palcos e Telas”, “Cinesul Ambiental”, “Arte Cinesul”, “Romance Latino”, “Foco Espanha”, “Bossas Musicais”, “Cinesul Animado”, “Cinesul Ambiental”, entre outras.

Sobre o Cinesul
O Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo – foi criado em 1994, no Rio de Janeiro, como uma mostra de cinema e vídeo dos países do Mercosul, a partir de iniciativa do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, tendo ampliado seu alcance já em sua terceira edição. Ao longo desses anos, cresceu e se estabeleceu definitivamente como uma vitrina da produção cinematográfica latino-americana. Desde a edição de 2006, passou a aceitar nas mostras competitivas trabalhos da Península Ibérica e, desde o ano 2008, filmes em todos os suportes.

Em 2011 foram exibidos cerca de 260 filmes de países como Brasil, Argentina, México, Espanha, Venezuela, Chile, Peru, entre outros. Destes, 75 participaram da competitiva e os demais chegaram às telas em mostras paralelas como “Palcos e Telas”, “Foco Espanha”, “Bossas Musicais”, “Cinesul Animado”, “Cinesul Ambiental” e “Cinesul Fantástico”. Além dos filmes, o festival prestou homenagem ao diretor e produtor chileno Luis Vera, através de uma mostra com suas principais obras, todas inéditas no circuito carioca.

O Cinesul é fruto do trabalho da Pulsar Artes e Produção, empresa fundada pela pesquisadora e professora Ângela José do Nascimento, e agora dirigida pelo produtor e pesquisador Leonardo Gavina.

Serviço:
 
Cinesul 2012 – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo
De 13 a 24 de junho – Entrada franca

Locais:
 
CCBB – Rua Primeiro de Março, n° 66 - Centro
Centro Cultural Correios - Rua Visconde de Itaboraí, n° 20 - Centro
Instituto Cervantes - Rua Visconde de Ouro Preto, n° 62 – Botafogo


fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário