sábado, 8 de janeiro de 2011

BRASIL GAME SHOW 2010, UM ESPETÁCULO!!!


Só deu Sony. A gigante japonesa do segmento de eletrônicos aterrissou oficialmente no mercado brasileiro com seu console de sétima geração, o Playstation 3 (PS3), e arrasou na terceira edição do Brasil Game Show, realizada nos dias 20 e 21/11/2010 no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro.

Com público estimado em cerca de trinta mil pessoas nos dois dias de evento e sessenta expositores, visitantes e aficionados dos jogos eletrônicos aguardavam pacientemente para desfrutar das novidades e acompanhar a programação do evento, repleta de atividades interessantes.

Ficamos impressionados com a estrutura do evento, totalmente revista e ampliada em relação à edição de 2009. Outro fato digno de nota foi o público numeroso, ávido por um lugar na fila para experimentar os lançamentos e participar das gincanas em busca de brindes oferecidos pelas empresas participantes.

Um belo e gigantesco poster de Cratos, personagem do jogo God of War, baseado na mitologia grega, era o atraente convite para a sala escura, onde se podia cortar algumas cabeças e desafiar os deuses do Olimpo.

No generoso estande da Sony, testamos a jogabilidade do Playstation Move, acessório do console Playstation 3 capaz de corresponder aos movimentos do jogador. Aproveitamos a deixa para brincar com o jogo The Shoot, similar a outro jogo de tiro em primeira pessoa, o Time Crisis, porém sem pistola. Ambientado no velho oeste americano, o The Shoot tem por objetivo marcar pontos ao atirar nos bandidos que surgem na tela e explodir o que for possível nos cenários do jogo, além de salvar as mocinhas que só fazem gritar por socorro, em locais diversos como os saloons, as ruas empoeiradas da cidade e até locomotivas em movimento.

O Playstation Move foi disponibilizado no estande para jogos como High Velocity Bowling, Sports Champions, Kung Fu Rider, The Fight: the lights out, Eye Pet e Little Big Planet 2, que divertiram a garotada.

Outras gigantes do entretenimento, como a Warner, a Electronic Arts (especializada em jogos de esportes) e a Codemasters (que assina os excelentes Grid, Dirt e o recém-lançado F1) ocuparam o mesmo estande para exibir suas novidades.

Seis simuladores foram disponibilizados para a alegria dos jogadores que se aventuraram no Gran Turismo 5, da Polyphony Digital, um dos jogos mais aguardados do ano. E uma das sensações do Brasil Game Show foi o lançamento do jogo Michael Jackson The Experience, do console Wii, da Nintendo, um simulador de dança, com 27 músicas do maior astro da música pop de todos os tempos. O jogo, também disponível para o console PSP, chegará ao Playstation 3 e ao Xbox360 ainda no primeiro semestre de 2011.

Dentre os jogos clássicos, o WipEout, jogo de corrida de ambientação futurística, ganhou uma versão repaginada em 3D que encheu os olhos de muitos jogadores. Já no espaço central do Centro de Convenções, houve uma competição de Pump it up!, de onde saíram faíscas, tal a intensidade dos movimentos e a qualidade dos competidores.

Quem marcou presença no evento e com boa audiência foi a Mega Driver, primeira banda de heavy metal brasileiro dedicada às trilhas de jogos eletrônicos.

Outra presença marcante foram os Cosplays (costumer players), que se dedicam a arte de incorporar e vestir-se como suas personagens favoritas de desenhos de animação, mangás e games.

No espaço destinado às palestras, destacamos a de Maurício de Souza, ícone dos quadrinhos nacionais, transmitida para todo o espaço do evento através de telões posicionados na parte superior do pavimento. Além disso, jogadores de diferente gerações fizeram um passeio pela história através da exposição que levou ao evento diversos consoles como Master System, Mega Drive, Telejogo(!), Atari, Super Nintendo, Dreamcast e muitos outros.

A terceira edição do Brasil Game Show foi um espetáculo grandioso. Mesmo para aqueles jogadores que se acotovelaram (no bom sentido) e aguardaram pacientemente para jogar as novidades ou matar as saudades dos jogos que fizeram a alegria de sua infância e adolescência, o evento ficou com um gostinho de "queremos mais". Apenas dois dias de evento, de fato, não comportam os anseios de milhares de jogadores. Conscientes disso, os organizadores preparam uma nova surpresa para a quarta edição do evento, em 2011, que já tem data definida. Serão cinco dias de evento (entre 05 e 09 de outubro), no mesmo local, ocupando porém cinco andares do Centro de Convenções Sul América. Outra proposta dos organizadores será a apresentação simultânea do Video Games Live, concerto voltado exclusivamente para trilhas de jogos eletrônicos e que desde 2005 já recebeu a visita de mais de um milhão de pessoas, tendo passado por cidades como Nova York, Londres, Paris e Seul.

Nós, do Intervalo Cultural, bem como os quarenta mil visitantes estimados para o Brasil Game Show 2011, estamos aguardando ansiosamente por isso!

Francisco Filardi

Nenhum comentário:

Postar um comentário